quinta-feira, 7 de março de 2013

Mulheres na República Velha



 Sobre esse assunto é importante ressaltar, que a mulher na antiga república era discriminada não só questão da República em si, mas em qualquer papel. Porque nessa época, o homem tinha muito mais prestígio do que a mulher, não que as mulheres não tinham seus talentos também, como cuidar da casa, cozinhar e cuidar dos filhos. Isso era o pensamento da população nessa época, é claro que o mundo assim como as pessoas mudaram bastante, e com isso seus pensamentos em relação as mulheres também, tão quanto, que nossa presidenta é uma mulher. 



Mas não vamos mudar o foco do nosso texto sobre o papel das mulheres na república. Podemos dizer que o papel das mulheres não era tão difícil, pois na verdade elas não tinha papéis em relação a republica, como disse antes, quem tinha todos os direitos era o homem, então só ele podia ter direito a votar, pois as pessoas acreditavam que as mulheres eram incapazes de tomar suas próprias decisões. E com isso o preconceito com as mulheres. Isso claro é um absurdo se pensarmos hoje, mas antigamente era totalmente normal esse pensamento. Alguns exemplos disso, são que se as mulheres tentassem correr atras de seus direitos, como ter uma profissão, escrever algum documentário nos jornais,  entre outras coisas que elas tentassem ter igualde entres os homens, poderiam ser até julgadas como loucas, tendo distúrbios mentais. Para não dizerem que elas não podiam fazer nada, davam alguns direitos para elas como: podiam até escrevem, contanto que fossem receitas de cozinha, o que é claro mais um preconceito, acreditando que as mulheres eram capazes apenas de entender sobre questões domésticas. Arrisco dizer que até hoje algumas pessoas ainda pensam dessa forma, de tanto que esse preconceito chamado de machismo era grande na época, que até hoje alguns ainda herdam esse pensamento machista. 
 Entre tudo isso que falamos sobre a desigualdade que as mulheres sofriam, podemos tirar como conclusão desse assunto que simplesmente as mulheres daquela época não tinham escolha para o seu destino de incapaz. Por esse pensamento errado que tinham na época as mulheres tinham então tão poucos direitos em uma república que não podiam opinar nessa questão.