sexta-feira, 23 de agosto de 2013

DIGA NÃO a Foice e ao Martelo

Repare que no último texto retratei um pouco dos meus pensamentos sobre o capitalismo, mas claro que não poderia questionar sobre o assunto capitalismo sem mesmo falar também de um sistema que podemos chamar de "grande rival" do capitalismo, que como todos sabem é o socialismo, um sistema que tem como o objetivo de transição do capitalismo para o comunismo. Direciona-se para dois setores o politico e o econômico. No governo socialista, um líder assume o comando (geralmente através de uma revolução do proletariado) para socializar os meios de produção - fabricas fazendas...  que no capitalismo eram comandados pelos burgueses. Para implantação desse sistema tem de haver uma desapropriação dos meios de produção das mãos dos burgueses, via força se necessário. Nesse sistema as pessoas começariam a aprender a socializar suas produções com toda comunidade, aonde todos tem as mesmas coisas, sendo tudo gerido pelo estado, que tem a tarefa de coordenar essa divisão. O sistema socialista tenta solucionar o problema da propriedade de uma maneira completamente diferente do capitalismo.  Assim como no capitalismo, as pessoas podem ser donas de bens de consumo.  Mas no socialismo, diferentemente do capitalismo, as propriedades que servem como meios de produção são coletivizados, não possuindo proprietários.  Nenhuma pessoa pode ser dona das máquinas e dos outros recursos utilizados na produção de bens de consumo.  É a humanidade, por assim dizer, a dona desses recursos.  Apenas um tipo de pessoa pode comandar os meios de produção: os "zeladores" do sistema, aqueles que controlam todo o arranjo socialista.

Acabando então com a parte "chata" conhecida também como a a parte explicativa, o que você pode me dizer de um sistema completamente... Bom, não vou nem me atrever a dizer o que penso realmente de um sistema como o socialismo,que olhando pelos fatos na história e até mesmos os atuais, creio que as pessoas não eram de muito gosto do socialismo, devo concordar com elas, por vários motivos e características do socialismo, como por exemplo, tão quanto num sistema socialista o estado intervim. Como pode o povo gostar de sistema como esse! No socialismo o Estado teria a mesma função que têm hoje, mas teria mais controle sobre as empresas e sobre o mercado. Para os desavisados: Hoje a humanidade produz 3 vezes mais do que precisamos e escala tende a aumentar, no entanto as injustiças e as desigualdades só aumentam. Não há saída no capitalismo, é um círculo vicioso, sempre vão existir os ricos, os pobres e os miseráveis. Não há saída nesse sistema que degrada a humanidade e a natureza. Ou o homem constrói outro sistema em que as relações de mercado não estejam acima das relações sociais e humanas, em que se ponha fim à exploração do homem pelo homem ou o homem caminhará para o seu fim, como a atualidade têm nos mostrado... Viva o socialismo! “Só que não”, porque o socialismo também é um sistema que se define simplesmente no Estado ser rico enquanto o povo e miserável imagina como seria o mundo se todos tivessem a mesma classe social de miséria, ninguém com grana, todas as lojas se fechando, o governo tomando posse das empresas que logo irão à falência por não ter que compre seus serviços. Toda a grana do país seria do estado enquanto o povo viveria em uma vida lamentável.

Todo o meu “faro” dissertativo leva a concordar que o socialismo nunca irá funcionar muito bem, posso dar alguns motivos simples. O socialismo resulta em menos investimentos, menos poupança e um padrão de vida menor.  Quando o socialismo é inicialmente imposto, a propriedade precisa ser redistribuída.  Os meios de produção são confiscados dos atuais usuários e produtores, e entregues à comunidade de "zeladores".  Mesmo que os proprietários e usuários tenham adquirido os meios de produção via consentimento voluntário dos usuários anteriores, os meios serão transferidos a pessoas que, na melhor das hipóteses, tornar-se-ão usuárias e produtoras de coisas que elas não possuíam anteriormente. Sob esse sistema, os proprietários e usuários anteriores são penalizados em prol dos novos donos.  Os não usuários, não produtores e não contratantes dos meios de produção são favorecidos ao serem promovidos à posição de zeladores de propriedades que eles não utilizaram, não produziram ou não alugaram para usar.  Assim, a renda dos não usuários, não produtores e não contratantes aumenta.  O mesmo é válido para o não poupador que se beneficiou à custa do poupador cuja propriedade poupada foi confiscada. Torna-se claro, portanto, que se o socialismo favorece o não usuário, o não produtor, o não contratante e o não poupador, ele necessariamente eleva os custos sobre os usuários, os produtores, os contratantes e os poupadores.  É fácil entender por que haverá menos pessoas exercendo essas últimas funções.  Haverá menos apropriações originais dos recursos naturais, menos produção de novos fatores de produção e menos contratantes.  Haverá menos preparação para o futuro porque todos os investimentos secarão.  Haverá menos poupança e mais consumo, menos trabalho e mais lazer. Então Saindo um pouco da formalidade, devo dizer uma coisa bem simples: DIGA NÃO AO SOCIALISMO. Ou se quiser viva num país como Cuba, pelo menos vai receber picadas de agulhas preventivas de doenças nas nádegas de qualidade e  poder ter a tranquilidade de colocar um filho numa escola onde realmente irá aprender; claro, isso se ele não for “bullynado”.