sexta-feira, 15 de março de 2013

Exclusão Social na República


 Podemos começar esse assunto com uma frase muito conhecida por todos, "preconceito". Devemos dizer que preconceito é uma palavra muito conhecida porque antigamente todas pessoas do mundo tinham essa palavra como uma atitude, pois todos os negros da época, que podemos usar como exemplo principal, eram descriminados e até mesmo usados como escravos. Creio que a humilhação mais forte que se pode fazer com alguém,  é a escravidão, pois uma pessoa escrava é tradada como um animal irracional, tendo que obedecer seu senhor obrigatoriamente sem exceções, o que além de ser uma enorme humilhação, também era uma grande crueldade. 
 Mas tendo o negro como exemplo principal desse texto sobre exclusão social, pode se notar que que na república velha era de grande preconceito o negro em questão. Pois víamos a vasta  falta de oportunidade de emprego, moradias e educação ao negro na república velha, então pode se notar  ai uma grande exclusão  do negro na sociedade, ou seja do que adiantava ter libertado os negros da escravidão se não davam oportunidades a eles. E até hoje por essa falta de inclusão do negros na sociedade, existe a marginalização, pois é claro que o o negro daquela época sem nenhuma oportunidade ia se marginalizar para poder se sustentar. Como uma pessoa pode viver sem emprego, sem casa, sem nada afinal. Não há possibilidades de uma vida de qualidade dessa forma.
 Usamos o negro como exemplo de exclusão social na república, nos primeiro dois parágrafos, mas não só o negro sofria de exclusão social na republica. Temos também o exemplo da mulher, que com todas suas qualidades não era reconhecida como uma pessoa digna de ter direitos como um homem. Claro que a mulher não era tão esclusa da sociedade como o negro, até porque ela fazia parte da sociedade, casando com seu maridos e tendo uma família dentro dessa mesma sociedade. O que quero mostrar era o preconceito que ela sofria, assim como o negro, de não ser considerada capaz de tomar suas próprias atitudes.

 Mas vamos entrar em questão agora da nossa republica de hoje. Como tem sido a população de hoje? Descriminada? Vamos ver então como tem sido a situação da população hoje em dia. Podemos ver que muitas pessoas ainda não tem uma moradia digna, e com isso não tem os mesmos tratamentos que uma pessoa que mora em uma mansão por exemplo. Estou usando essa questão de exemplo, só para podermos ver que o preconceito é predominante ainda hoje. Vemos que muitas coisas mudaram, algumas até para melhor como o exemplo de grandes oportunidades para pessoas deficientes, nos dias de hoje isso é muito trabalhado para que seja melhorada a situação de pessoas com deficiência  e existem vários projetos, como o exemplo do teleton, que ajuda crianças com deficiência.
 Vimos então alguns exemplos de exclusão na república velha, e algumas coisas que mudaram da republica velha para a nova. Podemos tirar de conclusão sobre esse assunto, que a exclusão social que ainda é existente, deve ser destruída e transformada em inclusão social e para isso devemos tratar a todos com respeito, ou seja com igualdade e também pararmos com o preconceito. E assim sermos uma grande república com igualdade, respeito, direito e acima de tudo, Caráter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário